DIABETES E DOENÇA PERIODONTAL
Pesquisas demonstraram que a doença periodontal está associada a várias outras doenças. Por muito tempo, pensou-se que a bactéria era o fator que ligava a doença periodontal a outras doenças do corpo. Contudo, a inflamação pode ser responsável pela associação.
Portanto, o tratamento da inflamação pode não apenas ajudar a controlar as doenças periodontais, mas também pode ajudar no controle de outras doenças inflamatórias crônicas.
- Pacientes diabéticos têm maior probabilidade de desenvolver doença periodontal, que por sua vez pode aumentar o açúcar no sangue e trazer complicações diabéticas.
- Pessoas com diabetes têm mais probabilidade de ter doença periodontal do que pessoas sem diabetes, provavelmente porque pessoas com diabetes são mais suscetíveis a contrair infecções. Na verdade, a doença periodontal costuma ser considerada uma complicação do diabetes. As pessoas que não têm diabetes sob controle estão especialmente em risco.
- Pesquisas sugerem que a relação entre diabetes e doença periodontal é bidirecional - a doença periodontal pode dificultar para as pessoas diabéticas controlarem o açúcar no sangue.
A doença periodontal grave pode aumentar o açúcar no sangue, contribuindo para aumentar os períodos em que o corpo funciona com níveis elevados de açúcar no sangue. Isso aumenta o risco de complicações diabéticas nas pessoas com diabetes.
Fonte: Academia Americana de Periodontia