DOENÇAS GENGIVAIS EM MULHERES
A saúde periodontal de uma mulher pode ser afetada por uma variedade de fatores.
PUBERDADE
Durante a puberdade, um nível elevado de hormônios sexuais, como progesterona e possivelmente estrogênio, causam aumento da circulação sanguínea nas gengivas.
Isso pode causar um aumento na sensibilidade gengival e levar a uma reação maior a qualquer irritação, incluindo partículas de alimentos e placa bacteriana. Durante esse período, as gengivas podem inchar, ficar vermelhas e ficar sensíveis.
MENSTRUAÇÃO
Ocasionalmente, algumas mulheres apresentam gengivite menstrual.
Mulheres com essa condição podem apresentar sangramento nas gengivas, gengivas inchadas e vermelhas brilhantes e feridas na parte interna da bochecha. A gengivite menstrual geralmente ocorre logo antes do período menstrual da mulher e desaparece assim que a menstruação começa.
GRAVIDEZ
Alguns estudos sugeriram a possibilidade de um fator de risco adicional - doença periodontal.
Mulheres grávidas com doença periodontal podem ter maior probabilidade de ter um bebê muito pequeno e prematuro. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar como a doença periodontal pode afetar os resultados da gravidez.
Todas as infecções são motivo de preocupação em mulheres grávidas, pois representam um risco para a saúde do bebê. A Academia recomenda que mulheres que estão pensando em engravidar façam uma avaliação periodontal.
MENOPAUSA E PÓS-MENOPAUSA
As mulheres que estão na menopausa ou pós-menopausa podem experimentar alterações bucais. Eles podem sentir desconforto na boca, incluindo boca seca, dor e sensações de queimação no tecido gengival e alteração do gosto, especialmente salgado, apimentado ou azedo.
Além disso, a gengivoestomatite da menopausa afeta uma pequena porcentagem de mulheres. As gengivas ficam secas ou brilhantes e sangram facilmente. Os suplementos de estrogênio podem ajudar a aliviar esses sintomas.
Fonte: Academia Americana de Periodontia