Como escolher a escova de dentes?
Saber como escolher escova de dente pode parecer simples, mas é uma tarefa muito importante para garantir uma higienização eficiente e proteger os dentes. Os cuidados do dia a dia fazem muita diferença na saúde bucal e, por isso, é importante estar atento à qualidade da escova de dentes, assim como à utilização do fio dental, alimentação e visitas regulares ao dentista. Como muitas pessoas ainda tem dificuldades na hora e escolher a sua escova de dentes vamos dar algumas dicas:
Observe o formato
A escova serve para remover, de forma mecânica, a placa bacteriana que está na superfície dos dentes, portanto, o ideal é que ela limpe de um a dois dentes por vez e permita que o usuário acesse todos os dentes de forma efetiva, inclusive os que ficam no fundo da boca. Sendo assim, o ideal é optar por uma escova com a cabeça pequena e arredondada, semelhante às escovas infantis, pois ela consegue alcançar as áreas mais escondidas, garantindo uma higienização completa.
Repare nas cerdas
Outro ponto importante da escova são as cerdas. Elas são responsáveis por remover toda a sujeira dos dentes, como placas bacterianas e restos de alimentos. O ideal é que sejam macias e homogêneas, com acabamento arredondado, assim, elas garantem uma boa limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário. Escolha uma escova que apresente uma boa concentração de cerdas por tufo e que as cerdas tenham pontas cônicas. Lembre-se que os modelos mais simples são os mais eficazes na limpeza dos dentes.
Escolha o cabo correto
Quanto ao cabo, é importante que ele tenha uma boa empunhadura e possibilite que você realize os movimentos de forma correta. Opções com cabos ergonômicos e emborrachados são as ideais, pois não escorregam e evitam que você machuque o interior da boca.
Tenha atenção em caso de aparelhos
Quem usa aparelho fixo deve optar pela escova ortodôntica, que apresenta cerdas em formato de V e limpa todos os espaços, além dos bráquetes e fio. A escova interdental também deve ser utilizada para limpar os espaços entre os dentes, difíceis de alcançar com uma escova comum. No caso de aparelhos móveis e próteses dentárias, tenha uma escova com cerdas mais duras para fazer a correta higienização.