Você sabia?
É verdade! Alguns estudos mostram que enxaguatórios bucais podem aumentar a pressão arterial em repouso.
Estudos mostram que pessoas com periodontite têm mais risco de desenvolver problemas cardíacos e o inverso também é verdadeiro.
Nesse sentido, um estudo recente (Cutler et al., 2019) mostrou o impacto do enxaguatório bucal nos efeitos do exercício físico.O estudo reafirmou que o exercício físico tem o potencial de promover respostas como a hipotensão arterial.
No entanto, em pessoas com saúde periodontal que utilizaram o enxaguatório bucal após o exercício, a hipotensão foi atenuada. Ou seja, a pressão arterial não “baixou” após o exercício nesses indivíduos.
A explicação sugerida é que a síntese de nitrito por bactérias orais é importante para a reação do organismo durante a recuperação pós exercício, reduzindo a pressão arterial e aumentando a oxigenação muscular.
Os autores sugerem que mais investigações devem ser feitas para entender o efeito do exercício físico sobre as bactérias orais, especialmente em indivíduos com alto risco cardiovascular.
Fonte: Culter et al. Post-exercise hypotension and skeletal muscle oxygenation is regulated by nitrate-reducing activity of oral bacteria. Radical Biology and Medicine, 2019.